Novidades


05/06/18

Projeto: SALA ROSA – Serviço de Mamografia do Hospital Nossa Senhora das Graças

Projeto: SALA ROSA – Serviço de Mamografia do  Hospital Nossa Senhora das Graças

Projeto: SALA ROSA – Serviço de Mamografia do
Hospital Nossa Senhora das Graças
 
Em função de restrição e mobilidade a data foi alterada e ocorrerá em 17 de junho de 2018, ao meio-dia, o Galeto Beneficente cuja parte da renda será destinada à construção da “Sala Rosa”, a nova sala do Serviço de Mamografia do Hospital Nossa Senhora das Graças – Canoas/RS. O Regional apoia o projeto de autoria dos profissionais da Radiologia, através da colega SATR, TR Janaína Branco de Carvalho.
O serviço de Mamografia do Hospital Nossa Senhora das Graças conta com uma agenda de exames via Secretaria Municipal de Saúde de 47 pacientes SUS por dia. Atualmente, são realizadas, em média, 900 mamografias por mês pelo SUS (algo em torno de 3.600 imagens, predominantemente, na modalidade screening). Além desses pacientes, há que se contabilizar ainda os atendimentos feitos através do serviço de Oncologia, pacientes internadas, exames via convênio e particulares.
A proposta de redecoração da sala de mamografia fundamenta-se no princípio da humanização da saúde. A ansiedade se constitui no fator mais relevante a interferir negativamente na técnica mamográfica, dificultando a anamnese, o posicionamento para o exame e as orientações gerais que as técnicas e tecnólogas em mamografia costumam fornecer às pacientes. É prioritário, portanto, tentar minimizar a ansiedade das pacientes. No entanto, é desejável que o ambiente de sala de exame seja igualmente acolhedor, para que o procedimento como um todo seja uma experiência mais tranquila para as pacientes, facilitando o processo e estimulando que as mulheres realizem as mamografias de forma a detectar precocemente o câncer de mama. Com base nisso, criou-se o projeto “Sala Rosa”.
O que será chamada de “Sala Rosa” garantirá às pacientes uma experiência acolhedora e humanizada durante a realização do exame. Propomos um ambiente diferenciado, com paredes pintadas num suave tom de rosa, com quadros decorativos, uma TV com transmissão de informações selecionadas que estimulem a realização da mamografia e do auto-exame da mama, além de som ambiente com músicas relaxantes. Muitos serviços de mamografia têm investido neste formato de atendimento humanizado. No entanto, essa realidade ainda é restrita aos atendimentos à pacientes particulares e de convênios. Pretendemos que este ambiente diferenciado seja oferecido às pacientes do SUS, implementando de forma efetiva um programa de Humanização do Serviço de Mamografia do HNSG.
No entanto, para que esse projeto se torne realidade, faz-se necessário investimento financeiro. Por esta razão, Lions Clube Canoas Santa Rita estará promovendo o Galeto Beneficente. Os convites têm valor de R$ 35,00 e podem ser adquiridos no serviço de Radiologia do próprio Hospital Nossa Senhora das Graças. Contato para aquisição dos convites: SATR TR Janaina Branco de Carvalho (cel 99938-0763).
 
 
É O CRTR6/RS JUNTO A VOCÊ!
Diretoria Executiva