Novidades


22/11/16

OPERADORES DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

OPERADORES DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA - 6ª REGIÃO

OPERADORES DE RADIOGRAFIA INDUSTRIAL

 

            O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 6ª Região recebeu no dia 14 de outubro a Resolução CONTER nº 21/2016, que institui e normatiza a inscrição dos Operadores de Radiografia Industrial no Sistema CONTER/CRTR's. As tratativas para este procedimento de inscrição foram desenvolvidas através de várias reuniões com entidades representativas e do estado em conjunto com o CONTER. Após a formalização do acordo entre o CONTER e a ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção para regularizar a situação do mercado de trabalho no setor Industrial, em 16 de julho de 2016 e a posterior publicação da Resolução CONTER nº 21/2016, no Diário Oficial da União, em 21/10/2016.

 

            Neste sentido, desde o dia 23/08/2016 o Regional vem conversando com uma das empresas prestadoras de serviço na área de Radiografia Industrial, a CAPAZ Inspeções Ltda., para dirimir dúvidas e iniciar o processo de inscrição dos Operadores de Radiografia Industrial, assim como a todos os Técnicos e Tecnólogos em Radiologia, no setor Industrial.

 

            No dia 18 de novembro o Regional foi convidado pela diretoria da empresa a realizar uma visita cortesia com a finalidade de recepcionar os futuros profissionais que serão inscritos no Sistema CONTER/CRTR's como Operadores de Radiografia Industrial, nos critérios da normativa. A Diretoria Executiva, formada pelo diretor presidente - TNR João Batista Benitz Silveira Junior, o diretor secretário - TNR Marcos José Fraga Nunes e o diretor tesoureiro - TNR Gilmar Oliveira dos Santos dirigiram-se a cidade de Canoas/RS, sede da empresa CAPAZ Inspeções para a visita. Fomos recepcionados pela Diretoria da Empresa: Diretor Paulo César Branco de Moura, Diretor Dione de Oliveira, Supervisor Operacional Márcio André Machado Leites e Supervisor de Proteção Radiológica Stênio Rocha (SPR - CNEN IR 0441). O presidente do Regional apresentou a Autarquia, sua finalidade e trabalho desenvolvido em prol da sociedade, da mesma forma que as normativas que regram os profissionais Operadores de Radiografia Industrial. Realizamos uma reunião efetiva com todos estes partícipes, onde foi apresentada a empresa e suas atividades, assim como dirimimos as dúvidas e outras tratativas para o pleno desenvolvimento de recepção aos novos inscritos. Em continuidade percorremos os diversos setores da empresa e nos foi apresentado o trabalho realizado, sua logística em campo, os materiais e processos utilizados e o rígido sistema de segurança apresentado pelo SPR Stênio Rocha. Foi uma tarde diferencial nos trabalhos do Regional, inclusive com o Inspetor de Radiografia Daniel Czajkowski, que a 30 anos trabalha nesta área e esperava por este momento.

 

            Foi uma reunião participativa, positiva, integrativa e com vistas a propiciar um conhecimento  continuado junto aos Operadores de Radiografia Industrial e suas entidades profissionais.

 

            Atenciosamente,

 

TNR JOÃO BATISTA BENITZ SILVEIRA JUNIOR

Diretor Presidente do CRTR 6ª Região