Novidades


24/08/16

LUTA POR DIREITOS

LUTA POR DIREITOS

Técnicos em Radiologia se mobilizam para garantir jornada de 24 horas semanais em Rondônia

 

Os profissionais das técnicas radiológicas de Rondônia continuam na luta para fazer valer a jornada de 24 horas semanais no estado. Dessa vez, um grupo de técnicos em Radiologia se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (PMDB), para que a jornada de trabalho prevista na Lei nº 7.394/85 seja cumprida.

 

Presente na discussão, o presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 18ª Região (CRTR AC/RO), Adriano Célio, pediu celeridade nas ações. “Ficou acertado que o governo encaminhará projeto de lei referente às 24 horas semanais para o legislativo. A reunião serviu para reforçar a importância dessa medida. Os técnicos não podem continuar a se expor à radiação além do recomendado”, pontua Adriano.

 

Na semana passada (18), os profissionais das técnicas radiológicas paralisaram as atividades em Rondônia e, em frente à Secretaria da Saúde, exigiram melhores condições de trabalho. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado (SindSaúde/RO) reivindica, além das 24 horas semanais, outros direitos, como adicional de insalubridade e o plano de cargos, carreiras e remuneração (PCCR).

 

Problemas que se repetem

luta por direitos em Rondônia é antiga. Os problemas são os mesmos e o poder público insiste em ignorar os preceitos definidos na legislação federal, colocando não só os técnicos em Radiologia em risco, mas toda a população que carece de um atendimento de saúde básico e qualificado.

 

Para a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, é hora de unir esforços para mudar a realidade local. “A saúde das pessoas está em jogo e os profissionais das técnicas radiológicas não podem ser ignorados. Nossa classe é regulamentada e desejamos trabalhar conciliando nossos direitos e deveres”, finaliza.