Novidades


22/07/16

RADIOLOGIA INDUSTRIAL

RADIOLOGIA INDUSTRIAL

CONTER e Abendi assinam acordo para regularizar o mercado de trabalho no setor Industrial

 

A presidente do CONTER, Valdelice Teodoro e o diretor executivo da Abendi, João Conte



O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) e a Associação Brasileira de Ensaios Não-destrutivos e Inspeção (Abendi) assinaram um acordo para regularizar a situação do mercado de trabalho no setor Industrial. Após quase dois anos de negociações, os empregadores e profissionais ligados à Comissão de Radioproteção e Segurança (Corseg) e às comissões de prestadoras de serviços da Abendi se comprometeram a somente contratar técnicos ou tecnólogos em Radiologia para trabalhar na operação dos equipamentos emissores de radiação ionizante na área da indústria. A medida está em vigor desde o dia 19 de julho de 2016.

 

A presidente do CONTER comemora o acordo, que vai permitir a profissionalização da radiografia industrial. “Tivemos dezenas de reuniões até chegar a esse entendimento e estou feliz com o resultado, pois agora teremos condições de regularizar a situação dos trabalhadores, formar mão-de-obra qualificada e fiscalizar o setor, da mesma forma como fazemos na área da saúde. Agradeço publicamente à Abendi pela sensibilidade e pela disposição de resolver essas questões com a gente”, destaca Valdelice Teodoro.

 


 

Durante a assinatura do acordo, o diretor da Abendi, João Carlos “Catalão”, lembrou das dificuldades enfrentadas pelos empreendedores que atuam no setor desde 1960. “Antigamente, os órgãos de fiscalização agiam como departamentos de polícia, com a única intenção de punir e constranger empresários e até mesmo profissionais que lutavam para atuar num mercado altamente complexo e competitivo. A postura do CONTER foi determinante para que houvesse a compreensão dos fatos e chegássemos a um entendimento bom para todos, agora é só colocar em prática”, afirma.

 

Paulo Rabello, Jan Marc e João “Catalão", representantes da Abendi


A partir da assinatura do acordo, apenas técnicos ou tecnólogos em Radiologia podem ser contratados para operar equipamentos emissores de radiação ionizante no setor Industrial. A Abendi repassou para o CONTER a relação dos profissionais certificados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) como “Operadores de Radiografia Industrial I e II”. Esses trabalhadores deverão se inscrever no Sistema CONTER/CRTRs e terão prazo para receber treinamento e cumprir os requisitos necessários para ter a habilitação de Técnico em Radiologia e, posteriormente, o reconhecimento como “Técnicos em Radiologia Industrial”.

 

Como a formação dos técnicos e tecnólogos em Radiologia atualmente é completamente voltada para a área da saúde, o CONTER elaborou uma matriz curricular especificamente voltada para a formação do “Técnico em Radiologia Industrial”. Ela será indicativa para as escolas que poderão utilizá-la em suas propostas pedagógicas e fazer o aproveitamento de competências ou a validação de disciplinas para os profissionais que já atuam na área.

 

Os profissionais das técnicas radiológicas recém-contratados vão ter dois anos para comprovar a formação específica na área de atuação que querem permanecer. “Nossa intenção não é causar desemprego e, sim, profissionalizar a área. Vamos analisar todos os casos e oferecer as condições necessárias para quem quiser se regularizar e receber habilitação legal”, destaca a presidente Valdelice Teodoro.

 

Para ler os termos do acordo firmado entre o CONTER e a Abendi, clique aqui