Novidades


30/03/16

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Como o jovem da Radiologia faz a diferença na profissão

 

A história da nossa profissão mostra que o crescimento vem alinhado a paixão e dedicação pelo que se faz. Foi assim na descoberta dos raios X, com Wilhelm Conrad Röntgen, nos avanços na área da radioatividade, com Marie Curie, e em toda a trajetória da Radiologia no Brasil. Portanto, é importante que você - jovem das técnicas radiológicas - saiba que constrói o futuro da nossa profissão diariamente!

Hoje é o dia certo para estudar, crescer, conhecer, aprimorar o que se sabe e compartilhar com quem precisa. Os avanços tecnológicos que presenciamos nas áreas radiológica, radioterápica, radioisotópica, industrial e de medicina nuclear nasceram da ânsia de pessoas que desejavam fazer a diferença na vida das pessoas. E é por meio do jovem que as ideias nascem, para depois serem moldadas e aplicadas na sociedade.

Para a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), Valdelice Teodoro, os jovens técnicos e tecnólogos em Radiologia desfrutam de um grande legado deixado pelos pioneiros da profissão, de modo que terão bagagem ainda maior para fornecer melhorias às próximas gerações.

“Quando se propicia os meios necessários para que a juventude desenvolva seu potencial, só podemos esperar bons frutos no futuro. Desejo que hoje seja um dia especial para esses estudantes e profissionais que tanto se dedicam à sociedade. Torcemos para que as novas gerações deixem marcas positivas não só na ciência, mas também na cidadania. O país e o mundo carecem dessa humanização”, defende Valdelice.

Sobre a juventude no país

O Estatuto da Juventude no Brasil é recente. Instituído pela Lei nº 12.852/2013, o documento dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). O Artigo 2º mostra bem os princípios e o papel social que podemos desempenhar, por meio das políticas públicas:

II - valorização e promoção da participação social e política, de forma direta e por meio de suas representações;
III - promoção da criatividade e da participação no desenvolvimento do País;
VIII - valorização do diálogo e convívio do jovem com as demais gerações.
 

Na lei, são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Essa faixa etária corresponde a mais de 30% de 96 mil pessoas que acompanham o dia a dia da Radiologia em nossa página, no Facebook. Vale o destaque do público feminino jovem, com predominância de 69%. A cada um de vocês, desejamos um feliz Dia Mundial da Juventude!