Novidades


11/12/15

PROTEÇÃO EM RISCO

PROTEÇÃO EM RISCO

Vigilância sanitária interdita dois setores de Radiologia em Rondônia

Denúncia de irregularidades, fiscalização pontual e tomada de providências. Esse foi o passo a passo feito pelo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 18ª Região (CRTR Acre/Rondônia), que verificou, de perto, as péssimas condições de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas em dois estabelecimentos de saúde no estado de Rondônia.

Sem exaustor na câmara escura, sem dosímetro e sem os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os técnicos em Radiologia, a agente fiscal do CRTR 18ª Região, Josiane Ramos, se viu obrigada a encaminhar o caso para a Vigilância Sanitária. Não poderia ser diferente: tanto a Unidade Mista de Saúde Ministro Andreazza quanto o Hospital Municipal e Maternidade Ana Neta de Pimenta Bueno foram interditados e deverão adequar seus espaços.

De acordo com a fiscal, a falta de proteção radiológica no local já ocorria há tempos. Agora, as instituições serão obrigadas a adequar seus estabelecimentos para um atendimento adequado à comunidade e com as devidas condições de trabalho para os profissionais.

“As denúncias dos técnicos são fundamentais não só para maior eficácia na fiscalização, mas também para que as irregularidades possam ser revertidas. Os locais ainda não têm data para voltar a funcionar, mas só o farão quando estiverem em boas condições para nossos profissionais”, explica Josiane

.

Denuncie!

Caso você, profissional das técnicas radiológicas, tome conhecimento de alguma irregularidade como essa em seu ambiente de trabalho, formalize a denúncia e envie para o e-mail da Coordenadoria Nacional de Fiscalização (CONAFI) no endereçoconafi@conter.gov.br. É importante registrar o maior número possível de detalhes: o horário em que a irregularidade ocorre, quantos profissionais estão sendo atingidos, a quanto tempo o problema existe,  quais providências já foram tomadas.

Não obstante, qualquer informação também deve ser reportada diretamente aoConselho Regional responsável e comunicada a nossa assessoria de imprensa pelo e-mail assim@conter.gov.br. Garantimos total sigilo dos seus dados.