Novidades


23/10/15

#07 HOMENAGEM RX

#07 HOMENAGEM RX

Quatro décadas de esforço: o progresso como recompensa

Os primeiros operadores de raios X foram indispensáveis à profissionalização das técnicas radiológicas no Brasil e merecem o nosso reconhecimento. No 5º Congresso Nacional e 2º Intercâmbio Internacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que será realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro de 2015, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) vai render homenagem a esses pioneiros que serão condecorados com a Medalha CONTER Wilhelm Conrad Röntgen. Conheça hoje a história do senhor Imeneu Campos, personagem que fez a diferença em nossa trajetória.

Quando você dedica boa parte da sua vida a um propósito, o resultado não pode ser outro se não o sucesso. Mas não confunda sucesso com glamour ou qualquer outra conotação vangloriosa, essas definições não cabem nesse contexto. Nosso personagem de hoje nos comprova que o triunfo nem sempre é alardeado, ele pode ser simples, mas é sempre certeiro.

O seu Imeneu Campos é o retrato da simplicidade e da força de alguns personagens icônicos que fizeram da nossa história algo para ser enaltecido. Iniciando sua trajetória na Radiologia em 1975, na capital sul-mato-grossense, nosso homenageado sempre colocou o reconhecimento dos profissionais como fator motivador do seu trabalho. Esteve presente em momentos marcantes para a consolidação da nossa classe e é lembrado até hoje como um exemplo a ser seguido.

Contudo, a postura do pioneiro parece recusar qualquer honraria. “Eu nunca fui homenageado na vida, você acredita? Ainda me sinto um pouco desconcertado, mas vamos ver como vai ser isso aí”, revela timidamente. Seus colegas de jurisdição pensam que o reconhecimento é mais do que merecido. Isso porque seu legado é valioso, ele foi o primeiro presidente do Conselho Regional que abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Oldemir Lopes Félix, atual presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 12ª Região (CRTR 12ª), destaca que o trabalho realizado pelo pioneiro: "nunca abandonou sua missão e dedicou-se inteiramente aos interesses institucionais". A homenagem, segundo o gestor, é "atitude de gratidão para com sua dedicação e comprometimento junto à instituição".

Imeneu Campos ainda demonstra ligação de afeto com a profissão ao falar do cenário atual, “é bom ver que não existem mais tantos técnicos irregulares, que a gente conseguiu mudar isso”, reflete. Para o técnico aposentado que inspira tantos novos trabalhadores, quem quiser ser um bom profissional tem que seguir uma fórmula é simples: “só precisa ter boa vontade e trabalhar com dedicação”, aconselha.