Novidades


14/10/14

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Homenagem do Sistema CONTER/CRTRs aos Professores que ajudam a construir o futuro da Radiologia no Brasil


Adquirir, filtrar e repassar conhecimento é uma tarefa que nem todos conseguem exercer como se deve. Na área da Radiologia não é diferente. O responsável por lecionar as disciplinas precisa de atenção redobrada na explanação de conteúdos, uma vez que os alunos enxergam, em seus professores, a melhor forma de exercer a profissão. O exemplo do bom profissional fica como herança aos aprendizes e reflete nas atitudes de técnicos e tecnólogos em Radiologia, sempre que vão atender seus pacientes.



Ao longo da evolução da Radiologia no Brasil, foram muitos os professores que contribuíram para o aperfeiçoamento das técnicas radiológicas. Os frutos de Wilhelm Conrad Röntgen e de Marie Curie, pais dos Raios X e grandes teóricos da radioatividade, germinaram no Brasil. Atualmente, a classe conta com mais de 96 mil profissionais. Cada um deles com sua história, méritos e professores que os guiaram pelos caminhos do conhecimento.


De acordo com o assessor de assuntos educacionais do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), doutor João Alves dos Santos, a conexão entre professor e aluno é um dos principais pilares da profissão, de modo que, ao ter uma formação de qualidade, o profissional ganha bagagem para ingressar no mercado de trabalho e exclui aquele que trabalha de forma ilegal. 


“O profissional da Radiologia que busca se espelhar em bons exemplos acaba se tornando referência para outros profissionais. Esse é um pré-requisito essencial para ser professor. São muitos os que possuem curso superior, mestrado e doutorado, mas poucos conseguem construir as competências, habilidades e atitudes necessárias com qualidade”, explica.



Com a ciência de que a educação continuada e o esforço dos professores devem ser incentivados, a diretoria do CONTER criou o Sistema Nacional de Educação (SINAE). A seção é destinada a cuidar diretamente de todos os assuntos da autarquia relacionados à área de ensino, pesquisa e extensão. 


Professores e alunos
Na semana passada, em nossa página no Facebook, 
vários Técnicos e Tecnólogos já mostraram o carinho e admiração pelos seus professores favoritos. A interação mostrou que, em todos os cantos do país, a Radiologia está bem representada por seus mestres.



O professor Elano Ribeiro, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP) de Sete Lagoas (MG), foi apenas um dos homenageados e exaltado como bom mestre por seus alunos nas redes sociais. Responsável por lecionar primeiros socorros, o mineiro de 24 anos conta que é a primeira vez que transmite seus conhecimentos para uma turma de Radiologia. 



“Brevemente terei, pela primeira vez, grandiosos Técnicos em Radiologia animados para enfrentar o mercado de trabalho que os espera. Preparar e formar novos profissionais da área da saúde para a sociedade é algo muito gratificante. Será ainda mais gratificante quando estiverem brilhando depois de formados”, comemora Elano.



Hoje, o Sistema CONTER/CRTRs parabeniza a todos os professores que contribuem para nossa dedicada classe. Com carinho, recebam nosso “MUITO OBRIGADO”!


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." 
(Cora Coralina)


FONTE: CONTER