Novidades


02/10/14

FUTURO

FUTURO

Primeiras eleições diretas para o CONTER devem ocorrer em 2016


A Presidência da República, a pedido do CONTER, encomendou parecer do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre a alteração do modelo eleitoral dos Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia (Sistema CONTER/CRTRs). A medida tem por objetivo dar a todos o direito de eleger, diretamente, seus representantes regionais e nacionais.



Como se trata de uma prerrogativa do chefe do executivo, caso não hajam óbices e o parecer do MTE seja favorável, a presidente da República pode alterar o formato das eleições da autarquia com uma simples modificação no Decreto 92.790/86.



Segundo a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, as possibilidades tecnológicas já estão sendo avaliadas. "Essa é uma reivindicação da categoria que adotamos como prioridade, somos o primeiro conselho a fazer isso. De acordo com as últimas informações que recebi, acredito que a modificação do decreto pode ocorrer até o fim do ano e, daí, nós podemos realizar eleições conjuntas para todo o Sistema em 2016. Enquanto isso, já estamos avaliando que mecanismos vamos usar para permitir a participação de todos".

 

FONTE: CONTER