Novidades


25/07/14

TRABALHO CONJUNTO

TRABALHO CONJUNTO

Em Goiás, Regional e Vigilância Sanitária atuam juntos para resolver irregularidades em hospital

 

Após denúncia feita pelo Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 9ª Região (CRTR Goiás e Tocantins), o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria de Saúde de Goiânia fiscalizou o Hospital Coração de Jesus e encontrou nove irregularidades flagrantes no setor de Radiologia. 


Entenda o processo e leia o relatório de fiscalização, clique aqui



A notificação determina que, além de corrigir as falhas nos equipamentos e os procedimentos técnicos, o hospital deve fazer a indicação do Supervisor das Aplicações das Técnicas Radiológicas, para garantir a segurança dos pacientes. De acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária, caso as irregularidades persistam, a instituição pode ser autuada, multada e, por fim, ter suas atividades suspensas. 


Para o presidente do CRTR 9ª Região, Eduardo Lyra, a ação da vigilância sanitária em casos como esse é de suma importância para garantir que a lei seja cumprida. Além disso, a medida garante que técnicos, tecnólogos e pacientes tenham proteção adequada contra os efeitos biológicos das radiações ionizantes.


 
“É indispensável que as organizações se articulem para enfrentar as práticas ilegais em nossa profissão. A segurança no setor de Radiologia é essencial para os profissionais e pacientes em todo o hospital”, frisa.


Das nove irregularidades encontradas, três se enquadram como descumprimento à 
Portaria ANVISA n.º 453/98. Não havia a ficha cadastral dos equipamentos de Raios X móvel, muito menos os assentamentos referentes ao programa de garantia da qualidade para o equipamento de Raio X móvel, que inclua o conjunto mínimo de testes de constância. Além disso, faltava o exemplar do Regulamento Técnico de funcionamento do serviço.

 

FONTE: CONTER