Novidades


03/06/14

Profissionais de Sergipe Protestam

Profissionais de Sergipe Protestam

Profissionais de Sergipe realizam ato simbólico para protestar contra o exercício ilegal das técnicas radiológicas em consultórios odontológicos

 

Os profissionais das técnicas radiológicas sergipanos realizaram um ato simbólico para repudiar o exercício ilegal das técnicas radiológicas nos consultórios odontológicos do estado. Um grupo de aproximadamente 20 pessoas realizou uma manifestação no centro da cidade e, em seguida, se dirigiu ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para doar sangue.



A ação teve uma boa repercussão nos meios de comunicação locais e permitiu à sociedade sergipana compreender os riscos que envolvem a realização de exames radiológicos por profissionais sem habilitação legal. Os profissionais conversaram com as pessoas nas ruas para promover a conscientizaçãoem relação ao tema. 


Segundo o presidente do CRTR 7ª Região, na maioria dos consultórios odontológicos, trabalhadores sem competência realizam exames radiológicos, o que coloca em risco a segurança dos pacientes. 


Além de alertar sobre o exercício ilegal da profissão, os profissionais de Sergipe se queixam do não cumprimento do piso salarial e pedem respeito à carga horária especial de 24 horas por semana, prevista na Lei n.º 7.394/85, a fim de prevenir a saúde dos trabalhadores ocupacionalmente expostos.


“Nós fiscalizamos, autuamos e acionamos judicialmente quem não está respeitando a lei. Exigimos e pedimos às autoridades competentes um maior empenho, para punir esses estabelecimentos que contratam trabalhadores sem habilitação legal”, destaca França.



No mês de maio, o CRTR 7ª Região deu entrada em 21 processos judiciais contra o exercício ilegal das técnicas radiológicas, acionando instituições de saúde, prefeituras e até mesmo o Governo do Estado. Agora, é esperar pela decisão da justiça.

 

Fonte: CONTER