Novidades


18/03/14

RX INDUSTRIAL

RX INDUSTRIAL

Presidenta do CONTER assegura que para compreender e assimilar radiografias industriais é necessário ter formação mínima de técnico em Radiologia


Durante o IV Curso de Fiscais do Sistema CONTER/CRTRs, a presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) Valdelice Teodoro assegurou que um profissional sem formação adequada não tem condições de compreender e assimilar radiografias industriais.


“Não importa quanta tecnologia tenha embarcada num escâner industrial. Se o operador não tiver estudado a matéria, é impossível a ele compreender as imagens radiográficas e possíveis substâncias que contenham nos interiores daquilo que é radiografado. Pior que isso, não é possível garantir a segurança radiológica do equipamento”, destacou.


O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) já chamou a atenção para o uso indiscriminado e ilegal da radiação ionizante em aeroportospresídiosestádios e fronteiras. Todavia, o processo de sensibilização é lento e vários problemas avançam pelo país.


“A Receita Federal pretende adquirir novos escâneres e, recentemente, nos pediu um parecer técnico. Nós oferecemos as informações e eles nos garantiram que todas as novas licitações trarão em seu edital a exigência de um técnico ou tecnólogo em Radiologia para a operação do equipamento. Esperamos que a partir deste exemplo outros setores entendam nossos argumentos”, finaliza a presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro.


O CONTER vai equacionar os problemas relacionadas à área neste ano e intensificar a fiscalização, para buscar reverter o quadro de exercício ilegal da profissão nos estabelecimentos industriais.

 

FONTE: CONTER