Novidades


20/03/13

EQUIPAMENTO DE RAIO - X ABANDONADO

EQUIPAMENTO DE RAIO - X ABANDONADO

Um aparelho de raios-x, que poderia fazer 270 exames por mês na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Lomba do Pinheiro está encaixotado há quase dois anos. Comprado pela prefeitura no segundo semestre de 2011 para obter imagens de órgãos internos dos pacientes, equipamento de R$ 168 mil pega pó numa sala do prédio na Zona Leste da Capital. Usuários que necessitam do exame são encaminhados em veículo da UPA para o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (distante 14 km) ou para o Hospital São Lucas na PUC (11 km). Só em gasolina , feito pela reportagem, o gasto já passou de R$ 45 mil.

 

 - É preciso fazer Modificações

Para instalar a máquina, a rede elétrica e o espaço físico da unidade precisam passar por modificações que até hoje não foram feitas. O atraso nas obras prejudica pacientes como a dona de casa lilian Moraes de Souza, 57 anos.

 

- Lilian ficou indignada

Na semana passada, Lilian saiu do consultório com a indicação do exame de raios x do tórax. Segundo ela, o médico queria ver se havia líquido nos pulmões.

A paciente teria de esperar o veículo para deslocar até a unidade indicada, mas decidiu ir por conta própria. Ela voltou com o resultado do exame.

- Agora estou esperando para ser atendida – disse Lilian, indignada.

A reportagem tentou fazer uma foto do equipamento, mas a Secretaria Municipal da Saúde não permitiu. A justificativa: é uma unidade de emergência e, por isso, haveria impossibilidade de interrupção do atendimento para receber o jornal.

 

Fonte: Reportagem de Eduardo Rodrigues - Jornal Diário Gaúcho