Novidades


14/02/13

TECNÓLOGO BRASILEIRO

TECNÓLOGO BRASILEIRO


A Sociedade Internacional dos Radiology Technologists e Radiographers (ISRRT) é uma organização composta por mais de 80 países, representando mais de 350.000 Técnicos e Tecnólogos em Radiologia no mundo inteiro.

Foi fundada em 1959 visando atuar como um elo entre o Médico Radiologista e os Profissionais das Técnicas Radiológicas. A Sociedade é uma organiza científica e dedica-se às melhorias dos padrões de prática da técnica radiológica.

Através de sua relação oficial com a Organização Mundial da Saúde a ISRRT também tem associação com a Organização das Nações Unidas e trabalha com outras organizações internacionais, como a Sociedade Internacional de Radiologistas, Sociedade Européia de Radiologia e Agência Internacional de Energia Atômica.

A ISRRT organiza os maiores encontros científica de Técnicas Radiológicas no mundo que acontecem a cada dois anos e também coordena anualmente os trabalhos das Técnicas no RSNA, na cidade de Chicago nos Estados Unidos.

A pesquisa realizada pelo Tecnólogo em Radiologia Guilherme Oberto Rodrigues foi o primeiro trabalho brasileiro aprovado pela sociedade, que foi apresentado no dia 10 de junho de 2012 na cidade de Toronto no Canadá. No congresso estava presente representando o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) o Diretor Secretário Sr. Abelardo Raimundo de Souza. O congresso teve a presença de 83 países e aproximadamente 2.500 inscritos.

A pesquisa foi realizada no Serviço de Radiodiagnóstico do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e avaliou as doses de radiação usadas nas radiografias do tórax. O trabalho recebeu o prêmio de melhor pesquisa encaminhado ao 4º Congresso Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas e 1º Intercâmbio Internacional, realizado em Florianópolis no mês de outubro de 2011.

O mesmo estudo avaliou a relação da absorção das doses de radiação com a espessura do tórax e Índice de Massa Corporal (IMC), o artigo “RADIOGRAFIAS DE TÓRAX DE CALIDAD CON DOSIS MENORES QUE LOS LÍMITES RECOMENDADOS” foi enviado e aceito para publicação na revista internacional, Imagem Diagnóstica – Elsevier em Barcelona/Espanha.

Maiores informações, consultas, interesses e outros esclarecimentos, favor contatar com o Tecnólogo em Radiologia, Conselheiro do CRTR – 6ª Região, Guilherme Oberto Rodrigues, no E-mail obertorodrigues.guilherme@gmail.com .